A pintura eletrostática é uma técnica que utiliza uma carga elétrica para atrair as partículas de tinta para a superfície metálica. Isso cria um revestimento uniforme e durável que protege a superfície contra corrosão, desgaste e impactos. A pintura eletrostática também é conhecida por sua capacidade de criar um acabamento liso e uniforme, sem escorrer ou formar bolhas.
Uma das maiores vantagens da pintura eletrostática é sua durabilidade. O revestimento resultante é resistente a produtos químicos, intempéries e desgaste mecânico, o que o torna ideal para uso em ambientes externos ou em áreas com alta circulação de pessoas ou equipamentos. A pintura eletrostática também é ecologicamente correta, já que não utiliza solventes nocivos ou emissão de gases tóxicos durante o processo de aplicação.
O processo de pintura eletrostática em alumínio, pode ser realizado de duas formas: com aplicação automática ou de forma manual por meio de equipamentos eletrostáticos. Depois de depositada a tinta a pó em uma pistola específica, é criado um campo eletrostático que, por sua vez, origina íons negativos. Estes atuam contrariamente ao perfil de alumínio, que possui polo positivo, o que acarreta a perfeita aderência da tinta eletrostática a pó ao material, com inúmeras vantagens técnicas.
Após a pintura eletrostática em alumínio, o componente ainda é submetido à polimerização, que consiste na fase de cura ou secagem, na qual já é possível perceber o resultado final.
Em definições gerais, a pintura eletrostática consiste em uma mistura de pigmentos e resinas com partículas eletricamente carregadas que aderem facilmente à superfície da peça metálica, o que resulta em um revestimento uniforme, com excelente qualidade e resistência.
Da mesma forma, a pintura eletrostática em alumínio, assim como em outros locais, prevê a proteção dos perfis de alumínio e a doação de excelentes propriedades técnicas, tais como resistência a diversos fatores e alta durabilidade.
Teremos muito prazer em atendê-lo!